Brincadeiras em casa
As crianças estão sempre se movimentando e, às vezes, fica difícil para os pais acompanharem o ritmo. Por isso, separamos atividades para fazer em casa com a sua criança, para que você possa aproveitar o tempo juntos e ainda estimular o desenvolvimento dela.
Abordaremos atividades que podem ser feitas com materiais recicláveis, brincadeiras que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico e também algumas opções de pintura.
Diversão em Família
‘Manter as crianças um pouco longe das telas é importante para o desenvolvimento delas e para os pais se divertirem em família. Há muitas atividades que podem ser divertidas para as crianças, mas também podem ajudar com o seu desenvolvimento, tais como jogos, brinquedos, raciocínio lógico e criatividade.
Atividades Criativas para Crianças
Se você está procurando novas atividades para fazer com a sua criança, existem muitas opções criativas e divertidas. Oferecer brinquedos educativos, projetos de artes manuais, jogos de tabuleiro e outros jogos de habilidades para crianças é uma ótima maneira de passar um tempo juntos.
Brincadeiras para se Divertir com a Criança
As crianças adoram brincar, mas às vezes é difícil selecionar atividades divertidas que mantenham sua atenção. Em tempos de pandemia é ainda mais complicado encontrar maneiras seguras e interessantes para que as crianças se divirtam. Por isso, selecionamos atividades divertidas para fazer em casa com a sua criança para que elas possam se divertir sem sair de casa.
A primeira atividade é a de montar quebra-cabeças. As crianças adoram montar quebra-cabeças e é uma ótima maneira para estimular o raciocínio lógico e a interação social. Se a criança for muito pequena, você pode começar com quebra-cabeças pequenos, geralmente são vendidos como quebra cabeças progressivos, onde a quantidade de peças aumenta gradativamente, por exemplo: o primeiro tem 4 peças, o segundo 6 e o terceiro 8 peças, esse tipo de quebra cabeça é indicado para crianças pequenas e ajudam a estimular a fala, raciocínio, orientação espacial etc. . Para crianças maiores, pode ser divertido montar quebra-cabeças de 1000 peças ou mais, e assim passarem um tempo em família.
Outra maneira de divertir as crianças em casa é com jogos de tabuleiro. Os jogos de tabuleiro são ótimas formas de divertir as crianças e ao mesmo tempo estimular o raciocínio lógico. Você pode escolher jogos simples como jogo da memória, damas, xadrez e outros.
jogos educativos – Brincadeiras em casa
Usar brinquedos é outra ótima maneira de entreter as crianças. Você pode comprar jogos educativos que ensinam as crianças a trabalhar com matemática, lógica, jogos de tabuleiro e outros. Além disso, as crianças também adoram brinquedos como blocos e carrinhos.
Você também pode criar jogos lúdicos com as crianças. Estes jogos são ótimos para desenvolver a imaginação e criatividade da criança.
Por exemplo, você pode criar jogos onde a criança tem que resolver um labirinto. Outra ideia é criar jogos de cartas onde as crianças precisam adivinhar palavras ou desenhar figuras. Assim, elas podem explorar a criatividade e estimular seu raciocínio.
Você também pode dar às crianças alguns livros e leituras para estimular seu interesse pela leitura. Os livros são excelentes maneiras de entreter as crianças e lembre-se pequenos leitores se tornam adultos leitores. Você também pode incentivar as crianças a ler contos de fadas ou poemas. Estes tipos de leitura são divertidos e ajudam a criança a ter interesse pela leitura.
Jogo de Palavras – Brincadeiras em casa
Outra ideia divertida é o jogo de palavras com rimas, onde é indicado para crianças acima de 4 anos, as atividades de consciência fonológica, além de divertidas, auxiliam no processo de alfabetização.
Além disso, você pode criar atividades manuais com a criança. Estas atividades estimulam a criatividade e a imaginação da criança. Por exemplo, você pode ensiná-la a desenhar, pintar, construir algo com as mãos, criar brinquedos utilizando materiais reciclados, como por exemplo o telefone com fio, feito de lata e barbante.
Também pode ser divertido jogar videogames com a criança. Os videogames são divertidos e dão às crianças a oportunidade de interagir com outras pessoas. Além disso, as crianças aprendem a jogar e a se divertir.
Você também pode ensinar às crianças algumas habilidades culinárias básicas. Assim, elas aprendem a preparar comida ao mesmo tempo em que se divertem.
Algumas crianças são mais ativas e preferem atividades ao ar livre e atividades dinâmicas, você pode incentivá-la e correr por um percurso criado por você, onde vários obstáculos são colocados, e o objetivo é a criança cumprir todos os passos, essa brincadeira envolve corrida, pular, abaixar e etc. Existem alguns jogos que podem ser feito com toda a família, como por exemplo o Twister que é uma brincadeira de habilidade física.
Atividades que Envolvem Música e Dança – Brincadeiras em casa
Brincar é sempre um dos melhores passatempos para as crianças. O ideal é que os pais estejam presentes em todas as etapas dessa fase da vida, então, você pode aproveitar esse tempo em casa para propor algumas brincadeiras divertidas para fazer com a sua criança. Uma boa opção e que tem sido muito usada é a música e a dança.
Através dessas atividades você pode estimular a coordenação motora de seu filho, além de divertir e ainda ensinar alguns valores. Aproveite para dançar junto com músicas que você gosta, pode ser desde alguma dança tradicional à um ritmo mais moderno.
Brinque de desafios ao som de músicas, tente adivinhar qual a música que está tocando ou qual ritmo seu filho está dançando. Se tiver um instrumento musical, ensine sua criança a tocar algumas notas.
É muito importante deixar que ela explore os sons sozinha. Assim, além de divertir, são atividades que envolvem muita música e dança que podem ser usadas para estimular o desenvolvimento da sua criança.
Se você gostou do nosso post de brincadeiras para crianças, não deixe de conferir também nosso post sobre os benefícios da leitura para crianças. A leitura ajuda no desenvolvimento da criatividade, concentração e memória da criança. Além disso, é uma excelente forma de passar momentos agradáveis em família. Esperamos que vocês gostem!
LEIA TAMBÉM: Pais e o processo de intervenção