Nossos Serviços
Na Clínica Desenvolver e Aprender, temos uma abordagem lúdica para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. Oferecemos uma variedade de serviços especializados, adaptados às necessidades únicas de cada criança que atendemos. Esses incluem:
Nossa clínica se distingue pela atenção personalizada e pelo compromisso que temos com o desenvolvimento de cada criança. Nosso time de profissionais é altamente treinado e dedicado, trazendo as mais recentes práticas baseadas em evidências para nossas abordagens terapêuticas.
Valorizamos a individualidade e o potencial de cada criança, criando programas personalizados que respeitam o ritmo de cada um, ajudando-os a desenvolver novas habilidades e a superar desafios. Aqui, cada criança é vista, ouvida e valorizada.
Utilizamos o Método Fônico para a alfabetização de nossas crianças. Este método, largamente comprovado em pesquisas, é um recurso eficiente para ensinar a leitura e a escrita, por meio da associação entre som (fonema) e letra (grafema). Nosso objetivo com esta abordagem é possibilitar que a criança, a partir do reconhecimento dos sons das letras e da combinação de grafemas e fonemas, seja capaz de formar palavras.
Este método tem se mostrado altamente seguro e eficaz para a alfabetização de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), já que o som é mais facilmente assimilado pelo cérebro, facilitando a compreensão e a internalização do processo de leitura e escrita.
A arteterapia é um processo terapêutico não verbal realizado através de várias formas de expressão artistica, de forma lúdica, sao utilizados diversos materiais como papel, cola, massinha, tinta, argila, papel mache, etc.
Por meio da arteterapia pode-se criar expressoes do mundo exterior, auxiliar a criança a se expressar e contribuir para resolver seus problemas emocionais e psicológicos.
Traz inúmeros benefícios, explora a criatividade, imaginação e as emoções; trabalha coordenação motora fina; a atenção; diminui o estresse e a ansiedade; estimula a comunicação (verbal e não verbal); auxilia em questões sensoriais; socialização entre outros.
É uma técnica terapêutica que utiliza da música para tratar seus pacientes.
Contribui com a consciência corporal, também favorece o desenvolvimento, criatividade , o senso rítmico, a imaginação, memória, concentração e atenção.
Os elementos musicais como: o som, ritmo, melodia e harmonia, beneficiam as crianças no nível físico, emocional e cognitivo. Os objetivos gerais são abrir canais de comunicação, reestabelecer as funções emocionais e motoras, desenvolver a fala, linguagem e promover a auto estima.
Comunicação Alternativa é um conjunto de técnicas que visam ampliar a capacidade comunicativa de pessoas com algum tipo de deficiência. Sendo assim, ela se destina principalmente aqueles sem fala ou escrita funcional, ou com habilidade comunicacional defasada.
O PECS (Picture Exchange Communication System) é um sistema de comunicação alternativa / aumentativa desenvolvido no EUA em 1985 e tem como principal objetivo ensinar a comunicação funcional através de trocas de figura.
Consiste em ensinar um indivíduo a dar uma única figura de um item ou ação desejada a um “parceiro de comunicação” que imediatamente honre a troca como um pedido. O sistema prossegue ensinando a discriminação de figuras e como juntá-las em frases. Nas fases mais avançadas, os indivíduos são ensinados a usar iniciadores, responder perguntas e comentar.
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo, ou seja, relaciona a formação da consciência emocional do indivíduo, sua cognição e seus movimentos corporais.
Em resumo seus objetivos são, melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo, é realizada através de movimentos organizados e integrados feitos com diversas brincadeiras. Através de brincadeiras o terapeuta observa o funcionamento emocional e motor da criança e utiliza outras brincadeiras para corrigir as alterações à nível mental, emocional e físico, de acordo com a necessidade de cada um.
É uma ferramenta muito utilizada no tratamento de paralisia cerebral, esquizofrenia, síndrome de Rett, dificuldade de aprendizagem, atrasos no desenvolvimento, deficiências físicas e alterações neuronais
Nossa abordagem ao reforço escolar vai além do convencional. Iniciamos com uma entrevista detalhada com os pais ou responsáveis para compreender as dificuldades específicas que a criança pode estar enfrentando no ambiente escolar. Esta primeira etapa é crucial para que possamos traçar um plano de ação eficaz e individualizado.
Após esta entrevista inicial, nosso time de especialistas analisa cuidadosamente o material pedagógico da criança. Esta análise nos permite identificar os pontos que podem estar causando dificuldades de aprendizagem e assim, traçar estratégias educacionais efetivas para superar esses desafios.
Além disso, para aprimorar nossa compreensão do cenário de aprendizagem da criança, realizamos uma reunião com os professores. Esta interação direta com os educadores proporciona uma visão mais completa das dificuldades da criança e nos permite alinhar nossos métodos de ensino com aqueles adotados na escola.
A terapia possuí três categorias bases de habilidades sociais: Habilidade de comunicação (Desenvolvimento de diálogos); Habilidades de Civilidade (Comportamento em Sociedade) e; Habilidades assertivas de Enfrentamento (Expressão de opiniões/Entendimento de Opiniões Contrárias).
partir de manejos baseados na Análise do Comportamento e da Psicolinguística, o THS ocorre em contextos sociais naturais que a criança vivência (Como escola, festas, mercado, padaria; etc), identificando os déficits de habilidades sociais e implementando estratégias específicas a esse desenvolvimento.
O THS incluí vivências sociais dentro da clínica, ensaio comportamental (Ensaios de situações sociais que a criança irá passar), possibilidade de acompanhamento no evento (Quanto forma de desenvolvimento); uso de reforçadores, feedbacks, entre outras técnicas que promovam o bem-estar social do beneficiado.
A Terapia ABA, ou Análise do Comportamento Aplicada, é uma das abordagens mais eficazes e amplamente aceitas para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na Clínica Desenvolver e Aprender, utilizamos essa abordagem para oferecer aos nossos pacientes tratamentos individualizados e baseados em evidências.
A Terapia ABA busca compreender e melhorar comportamentos socialmente significativos. Nós a utilizamos para ensinar habilidades essenciais, como comunicação, socialização, autocuidado e habilidades acadêmicas, de uma maneira que seja interessante e envolvente para a criança. Além disso, a Terapia ABA também é eficaz para reduzir comportamentos desafiadores.
Na clínica Desenvolver e Aprender, nosso serviço de Fonoaudiologia trabalha para aprimorar as habilidades de comunicação dos pacientes, lidando com desafios de fala, linguagem e deglutição. O profissional da área utiliza uma abordagem centrada no paciente, fornecendo tratamentos adaptados às necessidades individuais, em colaboração estreita com as famílias e outros profissionais de saúde.
Estamos ansiosos para conhecê-lo e convidamos você a entrar em contato conosco ou visitar nossa clínica para saber mais sobre como podemos apoiar o desenvolvimento e a aprendizagem de seu filho. Entendemos que cada família e cada criança são únicas, e estamos prontos para responder a todas as suas perguntas e discutir o melhor plano de ação para o crescimento de seu filho.
Na clínica Desenvolver e Aprender, você encontrará um lugar onde a compaixão, a expertise e a dedicação se unem para fornecer os melhores cuidados possíveis. Estamos ansiosos para receber você!